DICAS E NOTÍCIAS DE SAÚDE
Notícia - Durma bem e viva mais Durma bem e viva mais

Quem dorme pouco vive menos. A afirmação é de quem conhece o assunto e está baseada em estudos científicos. De acordo com a reportagem publicada pela revista Saúde é Vital, os especialistas do Instituto do Sono, da universidade de São Paulo, apontam importantes razões para investir no combate á insônia.

A primeira delas é que a falta de sono pode provocar alterações genéticas. Segundo a geneticista Camila Guindalini, do Instituto do Sono, a privação do sono aparentemente deixa o DNA mais frágil e suscetível a mutações. E esse é o primeiro passo para o aparecimento de variados problemas, entre eles o câncer.

A insônia causa também problemas sexuais. A biomédica Monica Andersen, da Universidade Federal de São Paulo, diz que os homens que têm como hábito trocar o travesseiro pela leitura ou por um bate-papo na internet, por exemplo, têm um risco três vezes maior de sofrer disfunção erétil. “Um dos motivos é a diminuição dos índices de testosterona”, esclarece. As taxas do hormônio sexual masculino só voltam ao normal sete dias após a noite mal dormida.

Quem passa noites em claro também pode ficar extremamente sensível a toques, esbarrões e outros pequenos machucados. Além disso é comum os notívagos sentirem o corpo todo dolorido, como se tivessem exagerado na academia. “Durante o repouso, o cérebro secreta substâncias como serotonina, dopamina e endorfina”, ensina Páblius Staduto Braga, reumatologista do Hospital Nove de julho, na capital paulista. “Níveis baixos dessas substâncias relaxantes estão associados a respostas dolorosas”, complementa.




<< Índice de notícias
 
Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - San Genaro Farmácia de Manipulação