DICAS E NOTÍCIAS DE SAÚDE
Notícia - Conheça o seu tipo de pele Conheça o seu tipo de pele

“Para não jogar dinheiro fora é preciso conhecer a fundo o próprio tipo de pele”, comenta a médica dermatologista americana, Dra. Leslie Baumann que é chefe do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami e autora do livro “The Skin Type Solution”.

Devido à sua descoberta, hoje sabemos que não existem apenas quatro tipos de pele, e sim 16.

Os 16 tipos de pele

1. Pele oleosa, sensível, não pigmentada e propensa a rugas: queima em lugar de bronzear, avermelhada com poros abertos e rugas precoces.

2. Pele oleosa, sensível, não-pigmentada e firme: ruboriza fácil, veias aparentes no rosto, manchas vermelhas que descamam, rugas só depois dos 40.

3. Pele oleosa, sensível, pigmentada e propensa a rugas: bronzeia fácil, depois surgem manchas marrons ou esbranquiçadas, muita acne e dermatites. Primeiras rugas por volta dos 20 anos.

4. Pele oleosa, sensível, pigmentada e firme: alta incidência de acne, geralmente acompanhada de inflamações. Propensão a alergias e, nas pessoas claras, sardas e manchas de sol.

5. Pele oleosa, resistente, pigmentada e propensa a rugas: aparência lustrosa, com poros largos, acne rara.

6. Pele oleosa, resistente, pigmentada e firme: a face brilha, principalmente em fotografias, poucas rugas e acne. Mais comum em negros. Em pele clara, maior incidência de sardas e manchas.

7. Pele oleosa, resistente, não-pigmentada e propensa a rugas: brilho moderado na face, pouca acne, rugas precoces.

8. Pele oleosa, resistente, não pigmentada e firme: manchas, vermelhidão ou ressecamento são raros. Dificilmente pega um bronzeado.

9. Pele seca, sensível, pigmentada e propensa a rugas: uma das peles mais problemáticas. Muito fina e seca, apresenta irritações, vermelhidão e descama com freqüência. Arranhões e cortes resultam em cicatrizes.

10. Pele seca, sensível, pigmentada e firme: sujeita a eczemas, dermatites e descamações. Manchas ásperas e grossas no rosto e no pescoço, ressecamento das mãos e pálpebras escuras.

11. Pele seca, não pigmentada e propensa a rugas: ressecada, avermelhada, áspera e sem brilho. Acne moderada, vasos aparentes na face e rugas precoces.

12. Pele seca, sensível, não-pigmentada e firme: seca, com descamações, vermelhidão e coceiras. Muito alérgica e com espinhas ocasionais.

13. Pele seca, resistente, pigmentada e propensa a rugas: sem acne, alergias, irritações ou rugas até os 40 anos. Fácil de bronzear.

14. Pele seca, resistente, pigmentada e firme: seca, com descamações no rosto e no pescoço. Áspera nos joelhos e cotovelos. Sardas ou manchas de sol.

15. Pele seca, resistente, não-pigmentada e firme: pele típica de loiros ou morenos claros. Não bronzeia.

Cuidados especiais para os 16 tipos de pele

Os produtos manipulados sempre foram muito bem-vistos entre os dermatologistas, que podem, através deles, oferecer tratamentos personalizados aos seus pacientes.

Além da vantagem de adequar o produto final ao que cada um necessita, a formulação manipulada ainda oferece a vantagem de incorporar no mesmo produto diferentes ativos e em concentrações específicas.




<< Índice de notícias
 
Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - San Genaro Farmácia de Manipulação