DICAS E NOTÍCIAS DE SAÚDE
Notícia - Manchas na pele? Pode ser Melasma Manchas na pele? Pode ser Melasma

Melasma é a presença de manchas marrons ou marrom-acinzentadas, habitualmente nos dois lados da face, especialmente nas bochechas, lábio superior, nariz, fronte ou queixo. Isso é causado pela produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele. O melasma pode ser leve, moderado ou grave, dependendo de quanto sua face é afetada e quão intensa é a pigmentação.

Como surge o melasma?

O melasma é uma doença de pele comum que ocorre principalmente em mulheres. Os homens raramente desenvolvem melasma. Estima-se que até 75% das gestantes e até 35% das mulheres em tratamento com contraceptivos orais são afetadas pelo melasma. Embora qualquer pessoa possa ter melasma, ele é mais comum em indivíduos com pele morena.

Os especialistas acreditam que a pigmentação é causada pelas alterações hormonais que ocorrem quando uma mulher começa a tomar pílulas anticoncepcionais, submete-se ao tratamento de reposição hormonal ou, ainda, durante o segundo ou terceiro trimestre de gravidez. Algumas vezes, o melasma é chamado de “máscara gravídica”, por ocorrer nesse período.

Como se prevenir do melasma?

Evitar exposição solar pode auxiliar ou prevenir o escurecimento adicional do melasma existente, assim como a formação de novas manchas. Isso é especialmente importante para mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ou se submetem aos tratamentos de reposição hormonal, bem como pessoas que tiveram melasma no passado. Se você se expuser ao sol durante períodos longos, deverá usar o chapéu para proteger sua face.

Aplicar diariamente protetor solar com FPS 30 ou superior.

Isso protegerá sua face contra a radiação prejudicial do sol. Deve-se utilizar um protetor solar de boa qualidade (isto é, que proteja contra a radiação UVA e UVB)

Os protetores solares devem ser aplicados pela manhã, antes de sair de casa, e fazer parte da maquiagem habitual da mulher. O ideal é que os protetores solares sejam usados duas ou três vezes por dia.

Que tratamentos existem para melasma?

Você não precisa viver com melasma para sempre. Seu dermatologista pode prescrever medicamentos que clareiam rápida e efetivamente o melasma.

Exemplos de alguns dos princípios ativos mais usados pelos dermatologistas:

Ácido Fítico, ácido kójico, ácido mandélico, antipollon HT, aqua licorice PT, arbutin, e idebenona.


Fonte: melasmabrasil.com.br




<< Índice de notícias
 
Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - San Genaro Farmácia de Manipulação