DICAS E NOTÍCIAS DE SAÚDE
Notícia - Cuide da sua pele antes de dormir Cuide da sua pele antes de dormir

Seguindo essa rotina diariamente, você nunca mais vai ter o que disfarçar.

Fatores como radiação solar, poluição, fumaça de cigarro, mudanças de temperatura e maquiagem fazem com que a pele fique envelhecida, desidratada e sem brilho, afirma a esteticista Ana Paula Gonçalves Cruz, do Spa Goodness Estética & Bem-estar, em São Paulo.

Mas, felizmente, é bem simples e gostoso se proteger contra tudo isso. Uma boa limpeza, combinada aos cosméticos certos, garante o equilíbrio da oleosidade e a proteção necessária, diz a dermatologista Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A pedido do Minha Vida, as duas especialistas montaram um roteiro cheio de mimos para você repetir, diariamente:

Passo 1: tire a maquiagem

O sabonete, por melhor que seja, não é suficiente. Para remoer todos os restinhos da sua produção, conte com um bom demaquilante ou um tônico facial (vale substituir por uma loção adstringente, caso sua pele seja oleosa). Espalhe o produto com um algodão, até que ele saia sem vestígios de pó, base, sombra ou blush.

Passo 2: aplique um creme de limpeza

Estes produtos têm uma ação profunda, ajudando a remover as impurezas, como maquiagem e o excesso de oleosidade. Isso graças aos ativos com ação adstringente ou hidratante, dependendo do seu tipo de pele. Só é preciso seguir com cuidado as orientações presentes no rótulo quanto à permanência do produto no rosto. Do contrário, podem surgir coceiras, descamações ou manchas vermelhas.

Passo 3: lave o rosto

Nem pense em usar o sabonete que você passa no restante do corpo. Líquido ou em barra, ele é mais abrasivo e tende a aumentar a oleosidade da pele (o que, no rosto, aumenta as chances de surgirem cravos, espinhas e miliuns sebáceos). Peça ao seu dermatologista uma receita de sabonete próprio para o seu tipo de pele ou use uma loção de limpeza, em gel.

Passo 4: faça uma esfoliação

Duas vezes por semana, aplique m creme específico para remoção das células mortas. Algumas marcas também dispõem de máscaras de esfoliação. A escolha só depende da sua preferência. Essa limpeza vai deixar sua pele com muito mais brilho e livre daqueles pontinhos pretos que, se não forem retirados, tendem a virar cravos. No fim da esfoliação, lave bem o rosto.

Passo 5: descongestione a área dos olhos

Esta dica é especialmente dedicada a quem sofre com as olheiras de cansaço. Depois de todo o ritual de limpeza, mantenha um sache de chá de camomila gelado sobre cada um dos olhos. Bastam dez minutos para notar o clareamento progressivo da região. Nos casos mais severos, um creme à base vitamina K também rende bons resultados.

Passo 6: preserve áreas delicadas

Se você tem tendência a sofrer com acne ou manchas, aproveite a noite para usar produtos que combatem o problema. O mesmo vale para os cremes que previnem as rugas e a flacidez (principalmente na área dos olhos e do pescoço). Por causa dos ingredientes, estas fórmulas só podem ser usadas quando não há radiação solar (sob o risco de mancharem a pele). Só não se esqueça de, ao acordar, lavar bem o rosto e retirar completamente o produto.

E ao acordar...

Na pressa e nos tropeços matinais, a melhor receita é sempre a mais prática. Então, não complique: lave o rosto com um bom sabonete; aplique uma loca tônica ou adstringente e passe o seu filtro solar favorito. Maquiagem? Só se você já estiver cansada de explicar como faz para manter o brilho e vitalidade da sua pele e, para evitar mais perguntas, preferir dar uma disfarçada na sua beleza natural.


Fonte: minhavida.uol.com.br




<< Índice de notícias
 
Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - San Genaro Farmácia de Manipulação